O nome deste modelo descreve perfeitamente as suas origens. “Oyster” foi tirado diretamente da caixa Oyster, a marca registrada da Rolex que imitava a maneira como as ostras fecham completamente a água. Portanto, o Oyster Perpetual pode ser usado na água, mas ainda não se compara às capacidades do Submariner. Por outro lado, “Perpetual” veio do movimento de corda automática que permite que o relógio funcione para sempre, desde que o usuário esteja ativo e em movimento.

Hoje, quase todo o catálogo da Rolex traz as palavras “Oyster Perpetual” no mostrador. Isso significa apenas que o replicas de relogios baratos possui caixa Oyster e movimentos automáticos movidos pelo movimento do pulso. Ainda assim, o Oyster Perpetual original continua sendo um modelo distinto no catálogo.

O Rolex Oyster Perpetual vem em uma variedade de designs, materiais e cores, mas os recursos são destilados nas necessidades mais simples. Não há recursos adicionais ou complicações como Datejust ou Submariner. Por causa disso, o Oyster Perpetual é apresentado como o relógio básico para colecionadores Rolex.

Apresentado pela primeira vez em 1945, o Rolex Datejust é um dos relógios mais reconhecidos do relojoeiro suíço. O modelo foi o primeiro relógio cronômetro à prova d’água de corda automática que mostrava a data. Esse recurso diferenciado, encontrado no mostrador das 3 horas, adicionou uma nova funcionalidade que mudou à meia-noite. A complicação da data pode parecer algo comum hoje em dia, mas o Datejust estabeleceu os padrões há muitas décadas.

O Datejust pode ser um ícone da indústria, mas não recebeu muito alarde nos últimos anos em comparação com o Submariner ou o Daytona. No entanto, o relógio se tornou a espinha dorsal da empresa, já que muitas pessoas estavam simplesmente satisfeitas com o Datejust como seu relógio Rolex. É por isso que o relógio é popular entre aqueles que estão começando sua coleção de replicas de relogios.

A Rolex introduziu muitas variações da linha Datejust, mas uma das atualizações modernas mais importantes veio em 2009 – a chegada do Datejust II. Ele tinha um mostrador maior que media 41 mm, muito maior que os 36 mm que é o padrão para o modelo. O Datejust II parou de ser produzido, mas ainda está disponível no mercado de usados. Seu sucessor é agora o Datejust 41, que é equipado com o poderoso movimento Calibre 3235 e também oferece uma caixa de 41 mm de diâmetro, mas com um perfil geral mais refinado.
O Rolex Oyster Perpetual é o relógio mais simples e acessível de todo o catálogo Rolex. Para a maioria dos entusiastas, é o único relógio que comprariam da marca Rolex – um relógio versátil que pode ser usado em qualquer evento ou ocasião. Mas o Oyster Perpetual está longe de ser básico, pois é um dos relógios mais históricos e cobiçados em todo o mundo.